quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Bem vindo ao Japão

Ufa, passou tão pouco tempo, e a mim já me parecem anos desde que saí de Portugal. Mas finalmente, estou instalado, pronto a escrever um bocadinho mais e a contar a minha história. Por onde começar... Bem, entrei então no avião para Frankfurt, o meu lugar era à janela, mas....
O lugar foi mesmo ao lado da saída de emergência, ou seja, nada de janela. Ao menos tinha mais espaço para os pés.

Chegado a Frankfurt, fui directo para a porta do meu grande vôo. No avião, sentei-me ao lado de um japonês e de uma brasileira, que tinha a mesma bolsa que eu, mas que foi para Okayama. Uma viagem enorme de 11 horas, mas que passou relativamente bem, graças ao avião ter TV onde podemos escolher o filme que quisermos (vi o The great Gatsby) ou ainda o "airshow" que mostra onde estamos actualmente, que horas são no nosso destino, a que velocidade vamos, e quanto tempo falta até chegarmos.
O bicho que me transportou
No avião preenchi ainda um cartãozito onde tinha que especificar qual o motivo de ir ao Japão, e qual seria a minha residência lá... Bastante chato até... Mas chegado ao aeroporto, entreguei isso, e viram que eu era um estudante, logo fui reencambiado para criar um cartão de residente, no controlo de imigração, onde tive...problemas. A causa deles? O meu nome. 6 nomes, é demasiado para o cartão de residente, fiquei lá durante uns 20 minutos e lá arranjaram finalmente maneira, pondo o meu nome todo sem espaços.

Saio da porta das chegadas e encontro, a segurar o cartaz, a minha professora. Fico com ela e mais alguns colegas que chegaram antes de mim a espera dos restantes e metemo-nos a caminho.

Primeiro do aeroporto até a uma estação de autocarros em Osaka (1,000 円)e depois dessa estação até Tottori (3350円). A viagem foi muito agradável, o autocarro era bastante espaçoso, e as paisagens bem lindas. Vi campos de arroz montanhas, templos, arranha ceus, etc...

uma mulherzinha com guarda chuva e bicicleta em Osaka

um prédio bem grande em Osaka

campos, campos everywhere
Numa paragem

montanha e aldeia...

Um "templo" xintoista, já em Tottori, que apanhei ainda do autocarro...
Bem, chegado a Tottori fui eu e os meus colegas todos directos para a câmara municipal onde estivemos a registar a nossa residência, a aderir ao plano nacional de saúde e ainda ao de pensões. Ou seja, papelada, papelada e mais papelada, e com um nome como o meu, não ajuda muito.
Em seguida segui para a residência onde foi-me dado logo o quarto, e portanto fui tomar logo um banho, e cai na cama eram 19:30 (hora local)...Só acordando depois às 7 do dia seguinte.

Dia 2,
Preparei-me e fui conhecer, juntamente com os meus colegas, a Universidade. Bastante bonita, parece-me a nivel de tamanho igual ou ligeiramente menor que a da Universidade do Minho. Tem gatos, muitos que costumam andar livremente, e deixam que lhes façam festas. E isto pelos vistos aplica-se à cidade em geral, gatos que deixam que lhes façam festas.
鳥取大学(Universidade de Tottori)
Na universidade, conheci alguns professores, inclusive uma mexicana que vai ser dos meus professores principais, e descobri que os estudantes de japonês, contando comigo, são 4. Mais uma vez preenchi papelada para me registar na universidade e nos correios.
Comi na cantina, que tem um sistema bastante bom, de onde podes escolher uma grande quantidade de pratos, se queres arroz ou não, sobremesas, etc... claro que tudo, excepto chá e água, é a pagar. E paga-se como se fosse num supermercado.
Depois, fui a um supermercado, S-Mart, onde tem uma boa variedade de coisas, e uma música muito foleira sempre a dar. Finalmente voltei para a residência, onde recebi grátis, algum material de cozinha (deixado por alunos antigos) e um "rice cooker", uma daquelas panelas para fazer o arroz.
tenho varanda, ar condicionado e uma "cama futon"

um pouco da minha "cama futon"

Mini cozinha, frigorifico e estante

entrada do quarto

A sanita que tenho no quarto.
Assim me despeço, com um bichinho que encontrei num jardim, que caso não percebam (visto que a câmara focou mal) é uma aranha preta, amarela e vermelha:



1 comentário: