segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Apresentações!

E aqui está mais uma entrada pronta a sair aqui no blog. Esta semana que passou, foi mais calma, excepto que tive que fazer umas apresentações em escolas primárias... Mas vamos começar pelo início suponho.

Primeiro de tudo vou mostrar um dos vários estacionamentos da minha universidade.
Bicicletas, bicicletas em todo o lado.
As aulas têm corrido sem grandes stresses, há umas que tenho mais dificuldades que outras, obviamente porque são as aulas sempre só em japonês. Conclusão há aulas como as de cultura e as da sociedade, que custam bastante a perceber... Mas lá tenho que me esforçar não é verdade?

Bem, continuando, Quinta-feira fui fazer uma apresentação a uma escola elementar aqui  no Japão. Para quem não sabe, o ensino elementar vai desde o 1º ano até ao 6º ano. Apresentei Portugal, em 5 minutos, para mais de 100 pessoas. Como podem comprovar com o video que aqui coloco, estava bastante nervoso.

Estava tão nervoso que até me enganei e disse que Portugal tinha 1000000 de Habitantes em vez de dez milhões...

Os espectadores

Um chinês a falar sobre o seu local.
Depois das apresentações vieram então os miudos do 1º ano ao 3º ano fazer uma dança tradicional japonesa para pedir aos Kami (aos deuses xintoístas) boas pescas.


Depois das danças ainda fizemos algumas brincadeiras e jogos com eles, mas infelizmente não tenho nem fotos nem videos.


Chegou a vez dos alunos do 4º e 5º ano entrarem em acção. Com eles fizemos um Origami gigante que ficou como uma prenda minha:

O grupo com quem eu fiz o origami.


Seguimos (eu e o meu grupo) para o pavilhão escolar, onde cada aluno do 6º ano fez uma pequena apresentação de si mesmo em Inglês e depois ensinaram-nos a "tocar" Taiko (tambores japoneses) e também a cerimónia do Chá. Claro está que na cerimónia, estive de joelhos durante 10 minutos ou mais, e fiquei com as pernas super dormentes...

Comentário à parte... Eles alinham melhor que os caloiros
na Universidade do Minho. E isto é algo normal para eles.

Os alunos a exemplificarem.

Cerimónia do chá.

O grupo nos Taiko.
No final ainda recebi uma prenda, com fotos e agredecimentos, feitos pelas crianças (oh, aqui tenho 2 fotos onde estou a brincar com os do 1º,2º e 3º ano...as 2 mais à esquerda.) e ainda uma toalha da escola, dada pelo presidente da escola. O nome da escola é: 丹比小学校 (Tanpi Shougakkou)

Um presente giro.
Neste mesmo dia, tive como é costume um encontro do I.F.A. onde preparámos decorações para a festa de Halloween. Eu fiz origami de fantasmas, caveiras e ainda abóboras.

Feito pela minha colega Iris, Belga.

Eu com uma caveira e um balão que decorei.

Um desenho feito pelas coreanas.
Depois do encontro, alguns de nós foram comer juntos.

Comida, não me perguntem o nome. I

Comida, não me perguntem o nome. II


A minha comida. "Toruko Omuraisu"

"Omuraisu"
 Domingo fui mais uma vez ao shopping, onde encontrei isto no supermercado.

One piece, One Piece everywhere!
E bem, Hoje, Segunda feira fiz outra apresentação. Desta vez foi só a alunos do sexto ano, noutra escola elementar. 宝木小学校 (Hougi Shougakkou). Aqui a apresentação foi mais prolongada, porque tive que, para além de apresentar Portugal, também apresentar o meu sonho do futuro e a imagem que tenho do Japão, assim como responder a perguntas feitas pelas crianças. A parte de apresentar Portugal correu bastante bem (acho), mas as outras nem tanto, pois também não tive grande tempo para as preparar como deve ser. Depois da apresentação tive um almoço fornecido pela escolinha. E recebi desta vez do presidente da escola, uma capinha com a foto da mesma.
De qualquer maneira deixo aqui o vídeo (os primeiros 5 minutos, se viram o video acima, já os conhecem...) e algumas fotos. E assim termino por hoje...


O coreano a  apresentar.

E o grupinho com que estive.



domingo, 20 de outubro de 2013

Conversas, comida e passeios



Mais uma semana passou, e mais algumas novidades há para contar. Cheguei a comprar um telemóvel, o telemóvel mais barato que havia, da softbank. Por volta de 70€.

Nesta semana, começaram as aulas de Japonês avançado. Como era feriado no Domingo, o feriado passou para Segunda, tornando assim a Segunda feriado, e na Terça, tive ao invés das aulas de Terça feira, as aulas de Segunda Feira. As aulas de Terça Feira, não as tive esta semana. Um sistema deveras estranho....

Durante estas ultimas semanas também, tive, juntamente com a Islandesa, a fazer uma espécie de aula para os japoneses de "lunch time english" Inglês à hora de almoço. Numa dessas aulas, veio ao cimo, o tema anime. Fiquei supreendido que dos 7 japoneses que lá estavam, nem um sequer via anime nem conhecia gente que fez ou faz cosplay. Aparentemente não é o furor que os ocidentais pensam que é aqui no Japão o Anime. Aliás, acham tudo isso coisa de Otaku (e esta palavra não é aplicada no sentido bom...). Por isso, se vierem cá, não pensem que vão ver gente vestida fora do vulgar assim facilmente. Até mesmo, gente com kimono vestido é raro ver.

Quinta feira, houve um sorteio de bicicletas, concedidas pelos cidadãos de Tottori (a meu ver, ter vindo para aqui, foi uma grande sorte. São super prestáveis e fazem tudo e mais alguma coisa para te ajudarem). Eram 35 bicletas para ser sorteadas, e 34 concorrentes... Todos ficámos com uma bicicleta!
"Super Mega Transporter Velocity Z"
também conhecida como o veículo que agora
uso ir para todo o lado.


Quinta feira à noite, como é costume, ouve outra vez um encontro da I.F.A. Desta vez, fizemos uma espécie de barbecue, onde se comeu batata doce 焼き芋, uma espécie de peixe shishamoシシャモ, yakisoba 焼きそば e ainda marshmallows. As batatas doces eram boas, o peixe não achei grande espingarda, por assim dizer...

As batatas doces a serem assadas.

Vai uma batata?

O meu peixinho.

Todos a assarem os peixes.

A ser feito yakisoba.


A jogar badmington.

2 personagens que por ali andavam.
Uma katana de madeira encontrada.

Ontem, Sábado, fui a um centro comercial, AEON, onde fiz compras diversas, e nesse centro comercial existe também...uma ARCADA. Uma quantidade enorme de máquinas, para uma pessoa jogar, desde as que são para ganhar prémios, como simplesmente de jogos de luta, carros, música etc. Joguei uma vez numa de ganhar prémios, e vejam por vocês mesmos o que eu ganhei...

Fiquei bonito na foto não?

Também nesse centro comercial, comprei um Dvd de uma das minhas bandas favoritas (Boom Boom Satellites) e comi pela primeira vez no McDonalds japonês.
COMIDA!
DVD de Boom Boom Satellites


Ainda vi uma daquelas sanitas com botões. Se bem me lembro o botão vermelho era para aquecer a sanita, o azul para mandar o jato fofinho para limpar o rabiosque, e o botão que está mais longe é para controlar a força do jato.
Tudo para o cliente sair satisfeito


Finalmente, neste Domingo, fui a um santuário Xintoísta grande, Koyama jinja, 湖山神社, que data de 1544 E também a um templo budista, o qual eu não pude entrar. Deixo-vos portanto, com fotos do santuário Xintoísta, e uma foto do templo budista.

Eu à entrada do Santuário.

Koyama jinja, O santuário de Koyama.

Para nos purificarmos...

A grande subida ingreme

A proteger o local

O Santuário.

Caixa das oferendas assim como as cordas para tocar os sinos.

lateral.

Lateral, atrás.

Algo que não sei bem o que é.

Sinos.

Placas informativas.

Desejos de pessoas, presos da árvore. Na placa de madeira
está escrito: "vamos passar a Universidade"

Templo budista.

E por hoje é tudo, deixo-vos aqui também, com o blog da minha colega belga Iris (basta clicar no nome dela), que também tem fotos de Tottori.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Praia, aulas e muito mais


Ora, nestes últimos tempos tenho-me divertido bastante, as aulas têm corrido bem, apesar de serem dificeis (são só em japonês...), mas já sei o resultado do meu teste de atribuição de nivel de japonês, e vou para o nível avançado, que é para aqueles que já tiveram mais de 300 horas de estudo de japonês. Acho que não cheguei a estudar 300 horas de japonês, aliás já 150 horas dúvido, mas pronto. Professoras vão ser Muramata Kazuko e Ito Kuniko (há aqui um pequeno deja vu, não?). A respectiva aula, Japonês D começa amanhã. Ansioso. Também já tratei de uma papelada chata, onde tive que pedir aos professores para colocarem o seu Inkan (espécie de selo, que serve como assinatura, ou seja, os japoneses não costumam assinar, mas sim colocar o seu Inkan).

Já tive mais outro encontro do círculo onde estou, I.F.A. (international friendship association), onde desta vez fizemos desenhos, e origami, para o festival que houve neste fim de semana que passou. Isto porque o clube, ia vender mechome no stand no festival, e precisava de decorações.

Eu, com um dos vários grupinhos na sala de aula

Desenhámos as caras uns dos outros, qual é a minha?


Depois ainda fui comer Ramen com algumas pessoas num restaurante de estilo japonês.

Se repararem bem, a mesa é baixinha...
E tive que sentar ou de joelhos, ou de pernas à chinês.
Chegado então o fim de semana, tive o Sábado preenchido com uma Orientação, onde fizemos um simulacro de incêndio, de terramoto, tivemos uma data de informação, desde segurança na estrada, até a seguros de saúde.

O director da Residência e dos centro internacional da
Universidade a falar.

O grupo dos "Nikensei"(日本語研修学生)

O meu almoço grátis

Simulador de bicicleta

Como separar o lixo, com o meu professor Aklog
a segurar um saco
A descer por escadas de emergência

Simulador de terramotos

Tudo a apagar fogo

Depois desta brincadeira toda, assim como no Domingo e na Segunda feira, fui ao Fuumonsai 風紋際, o festival da minha Universidade, para o qual eu desenhei cartazes no outro clube... Basicamente havia dança de rua, música, muitos stands a venderem, assim como muito vendedores a dizerem. "_______ ikaga desu ka?", traduzindo, "Que tal ________?"(mas isto de uma forma muito educada).

Música.

Dança.

Eu com a mascote da Universidade.
Uma personagem no festival.

A universidade, com barraquinhas.

No Sábado à noite, ainda participei numa Nomikai 飲み会, que é basicamente uma saída para um bar, com muita bebida e muita comida, uma maneira de conviver e também, beber um bocadinho a mais. Para isso eu e amigos fomos para um Izakaya 居酒屋, bar de estilo japonês.

O grupinho todo, no bar, já com muita bebida dentro.

Domingo, fui à praia aqui de Tottori. Inacreditável (pelo menos para aqueles que não tiveram geografia do Japão), a água é mais quente que a do Algarve, e a areia é fininha e branquinha. Não resisti e pus-me dentro da água até aos joelhos.


Uma paisagem a caminho da praia.

Eu na água

Na brincadeira.


Finalmente na Segunda feira, feriado do dia do desporto, fui em busca de informações sobre como adquirir um telemóvel. Aqui no Japão os telemóveis não funcionam à base de cartão SIM, logo não consigo utilizar o meu. Estive então, com as minhas colegas a ir a lojas de telemóveis, e aparentemente eles são bastante caros, para além de que é necessário fazer um contracto com a empresa em questão, entre outras bureocracias (que custam dinheiro).

Bem, deixo-vos aqui também um mural feito pelo clube de artes de Tottori, com monstros da mitologia japonesa:









Até à próxima!