quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Despedidas, Fogos e Neve


E mais uma quantidade de cenas aconteceram para eu fazer mais um post neste blog. O tempo aqui no Japão continua gelado, mas ainda dá para me divertir de uma maneira ou de outra. Mas vamos ao que interessa...
Pelos vistos apareci num canal televisivo japonês quando fui fazer Mochi:

Trabalha para aí, oh estrangeiro!

Para além disso, também já fui fazer mais actividades interculturais, desta vez numa escola primária e numa escola secundária também:

Na escola primária, a Vietnamita a apresentar o seu país

Eu e a miudagem.

Uma sala livre de uma escola secundária...

Até me senti aluno ali!

Eu e um grupo de alunos

E mais alunos... Notem na roupinha deles,
uniforme escolar.

Também como aqui acabou o ano escolar, há ainda uma boa quantidade de gente que vai voltar para o seu país. Por isso já tive 2 ou 3 festas de despedidas (o lugar onde a festa cujo as fotos aqui coloco, é a sala de estilo japonês da minha residência):

Torre de Bebida

O grupinho da festa. 


Também fui a uma cerimónia de chá, no entanto só possuo uma fotografia:
O grupinho da cerimónia de chá

A minha opinião quanto à cerimónia de chá: "nunca beber um chá e comer um docinho foi tão complicado"
No entanto tem o seu quê de belo como cerimónia.

Mas isto não é tudo! Fui também a uma 足湯 あしゆ ashiyu, uma terma para os pés, e foi das experiências mais engraçadas que já tive até agora aqui no Japão. Para além de ficar com os pés quentinhos, também comi um ovo cozido, gelatina quente, e bolachas quentes... Bastava só introduzir tais alimentos na água e esperar!
Deixo aqui fotos e video:

A descascar o ovo

Na entrada do lugar

Como vêm também havia neve!




Nessa mesma noite, depois de ter os pés quentes ainda fui para a praia brincar com fogo de artificio, como aquele tipo que nós, portugueses, colocamos nos bolos de aniversário. Claro que aqui há de várias cores e feitios:

As embalagens

FIRE! Senti-me um bocado no Harry Potter, aqui




Finalmente, ontem e anteontem fui até ao monte Daisen 大山 だいせん para esquiar. Foi bastante divertido, mas agora tenho o corpo todo dorido, desde as pernas, às ancas, ao Rabo, até aos braços.  Foi a primeira vez que fiz esqui, por isso ainda foram bastantes as vezes que caí!  Deixo aqui fotos:


O Daisen, de certos ângulos parece o monte Fuji, porem tem
metade da altura do Fuji. No entanto, é uma visão extremamente imponente
observá-lo, pois aparece como se do nada fosse. Em Portugal,
este tipo de montanhas, não há, acho eu...

Numa das pistas de esqui, Ao fundo consegue-se ver o
Mar do Japão

Eu com a minha roupa, pronto para esquiar.

Na Pista de Esqui
A primeira pista de Esqui onde estive

Depois do primeiro dia, comer!

E toda a gente a divertir-se depois do jantar

A neve a chegar à altura das janelas

3 factos factos a apontar: 1- Esta actividade foi feita juntamente com a universidade de Shimane, ou seja, uma universidade da perfeitura ao lado de Tottori. 2 - No sítio onde fiquei alojado, tinha um balneário público estilo Japonês, tipo isto: 
Foto tirada da internet. Não houve ninguém assim!
Tem vários duches pequenos, para uma pessoa se lavar, enquanto está sentada... e depois uma banheira de água bem quente grandalhona para ficar "de molho" a relaxar... É bastante bom, tirando o facto de que se pode ver "coisas indesejáveis"...
3 - Para travar enquanto se esquia, tem que se fazer um "bigu traianguru!" (cortesia do instrutor, que era um homem bastante divertido)

Por último, deixo-vos aqui um vídeo de um produto que os japoneses têm:


Até à próxima!






domingo, 2 de fevereiro de 2014

Kurayoshi!

Bem, mais uma vez escrevo, nestes últimos tempos tive bastante ocupado, com testes e ainda com uma apresentação grandalhona (para aqueles que fizeram o inquérito, foi sobre isso que apresentei)... No entanto também tive algumas experiências interessantes... A primeira delas foi fazer Mochi, 餅 もち, uma espécie de doce, feito a partir de arroz. Basicamente o Arroz é primeiro cozido, e depois completamente esmagado, até ficar uma pasta... Nesse mesmo lugar ainda comi com uma data de japoneses desconhecidos, e ainda ganhei uma caixa cheia de Soba そば (massa japonesa), porque fiz bingo!

Deixo aqui videos:




Nesse lugar também vi estes belos sacos...
Pelos vistos uma padaria com o nome
Portugal?
Também este Sábado fui a uma visita de estudo a Kurayoshi, a cidade que fica ao lado de Tottori. De manhã fui visitar uma fábrica de Sake, ou seja, foi logo 4 copinhos de Sake para o pequeno almoço. Algumas fotos:

Sake para todos! 
Pipas e garrafas

Mais sake

Depois da fábrica andei pela cidade, a passear um bocado:

Na zona histórica 
Zona Histórica II

Um templo que encontrei

Jardim

Macacos numa jaula no jardim... Tinham aspecto de
estarem tristes...
Depois ainda segui para uma fábrica de papel tradicional japonês, Washi, 和紙 わし onde fiz o meu próprio papel...

O homemzinho a explicar...

As pessoas a fazerem a sua decoração

As folhas a secar...

O artista com a sua "obra de arte abstracta"

Hoje, tive a festa de ano novo chinês aqui e deixo um video dela:



Finalmente mostro também duas das coisas que comprei: uma foi um tablet, Nexus 7... A outra coisa foi um 篠笛 しのぶえ shinobue, uma flauta transversal japonesa.

As compras




Espero que tenham gostado!^^