domingo, 11 de maio de 2014

Golden Week

Mais uma vez olá a todos! Aqui no Japão já começa a estar quente,  e finalmente pode-se andar de T-shirt, e com roupa leve! Mas para o próximo mês deve vir a época da chuva... Bem, vou então agora "dedicar-me" a escrever mais um pouco sobre as minhas pequenas aventuras por estas terras.

Num fim de semana que passou há algum tempo fui mais uma vez dar uma voltinha de bicicleta e voltei a ir a locais que já fui... Mas deixo aqui outra vez fotos desses locais, mas com um pouco mais de qualidade!

Primeira praia a ser visitada, água azulinha!

Com uma ilhota ao longe

E com isto que faz parte do aeroporto...

Um casalinho...

Fushino jinja 伏し野神社, Santuário Xintoísta de Fushino

Infelizmente tem aspecto de estar um pouco abandonado

Vista principal

Pequenos santuários ao lado

E mais outro

Praia de hakuto, outra praia...

Mais outra foto da praia de Hakuto

Hakuto Jinja, Santuário xintoísta de Hakuto 白兎神社

O Torii à entrada

Escultura de Areia com representação dos Deuses

Lugar para purificar

lagozinho ao lado do santuário

E o santuário em si


No Japão, no ínicio de Maio, há uma sequência de feriados seguidos, que faz com que, se concidir bem nas datas, haja praticamente uma semana de feriados. Esta semana é chamada de Golden Week ゴールデンウィーク. Conclusão, usei esses pequenos feriados para fazer também uma pequena viagem... Mas antes da viagem, visitei mais uma vez as dunas e o museu das dunas de tottori... Deixo aqui fotos.

O autocarro que me levou até à zona das dunas

Uma pequena escultura de areia

E dentro do edificio. Tema actual: Rússia!

Esta zona foi também esculpida por um Português!

FOR MOTHER RUSSIA!

Rijo a ser King Kong

Vista do museu. Com muita gente graças à Golden Week


Na cidade de Tottoria, várias carpas.

Estas carpas são postas para celebrar o dia da criança. Representam
força para enfrentar obstáculos. E também diferentes cores representam
diferentes membros da familia.


Nesse mesmo dia ainda fui a um museu de brinquedos: 童会館 わらべかいかん Warabe Kaikan:

Um balãozito

Alguns brinquedos mais tradicionais

Pokemon!

Outros bonecos...

Representação de uma sala de aula antiga.


E finalmente, vamos ao assunto principal deste pequen post... O Rijo nesta Golden Week que passou foi a.... Hiroshima! Fui eu, a islandesa, um canadiense e uma mexicana. Um grupo bastante peculiar diga-se.

Fui de Shinkansen!

O Shinkansen a chegar à plataforma.

新幹線しんかんせん Shinkansen é o comboio bala do Japão.
A velocidade máxima operacional é de 320km/h

No interior

Rijo todo satisfeito, por estar dentro de um comboio-bala


VIDEO:


E assim chego a Hiroshima...

Já em Hiroshima. Uma loja de Pachinko (um jogo de máquina
que os japoneses adoram)

A minha Guesthouse, ou seja onde eu fiquei durante 2 noites

Máquina de cerveja no meio da rua

Tampa de esgoto com padrão de Origami

Um pouco de Hiroshima

Primeira visita em Hiroshima 広島 ひろしま

縮景園 しゅっけいえん Shukkeien

Um jardim de estilo Japonês que data desde 1620

Óptimo para relaxar

Um grupo de estudantes do Ciclo que nos ofereceu chá

Mais outra vista do jardim

Com casinhas tradicionais

Plantas a crescer no tecto de uma delas


Depois fui até ao.... castelo de Hiroshima!
O castelo escondido entre as árvores

O castelo. Dentro dele há um pequeno museu do periodo Edo.

Onde também se pode vestir roupas de Samurai

Rijo a ser um Samurai muito pouco charmoso

E ainda vestir um Kimono de algum Homem nobre

...ou de mulher....
 Ao lado do castelo havia um Gokoku Jinja 護国神社 Um santuário Xintoista cujo propósito é proteger o país.
Estátua de um cavalo

Já dentro do santuário

De novo dentro do santuário

E assim passei o primeiro dia em Hiroshima. Chega o novo dia e destino foi... 厳島 いつくしま Itsukushima, também conhecida como 宮島 みやじま Miyajima... Uma ilha muito bonita, que tem um dos simbolos mais conhecidos do Japão. Vamos às fotos
A Ilha.

Rijo a tirar selfie no ferry. A única maneira de ir até à ilha é por ferry.

E aqui está um dos grandes simbolos. O grande Torii de Itsukushima.

O Torii está no mar.

Na ilha há centenas de veados. Todos eles muito pacificos

Também havia gente a pousar de Samurai. Só estilo!

A entrada para a atracção principal. O santuário de Itsukushima.

O Grande Torii 

Rijo a dizer: Olhem, olhem! Estou aqui com o torii!

E a fazer uma festinhas a um veado

Outra vez o torii

A entrar para o santuário

Já dentro do santuário. Muita gente!

Uma cerimónia. Pode-se ver o "padre" xintoista, Kannushi 神主,
vestido de branco

E uma Miko巫女, uma auxiliar do Santuário. 

Continuando dentro do santuário

Já fora, com um macaco a andar sobre uma bola.

Um pagoda

Senjokaku せんじょうかく 千畳閣

É um grande espaço mandado construir por
豊臣秀吉 とよとみひでよし Toyotomi Hideyoshi
no século 16

Também é um Santuário dedicado a Hideyoshi
豊国神社 とよくにじんじゃ Toyokuni Jinja

Já no daisho-in 大聖院 だいじょういん


Um templo budista em Miyajima

Dentro de um dos edificios, podemos ver mandras

Promenor do telhado

Subida para outro dos edificios

Um Jizo 

E muitos Jizos

Rijo a tocar o sino

Chegada a maré baixa, é possivel ir até ao grande Torii

Veados, muitos veados

Uma multidão no local onde dantes só se via água.

A aproximar-me do Torii

Na zona do torii, havia no chão em todo lado, moedas. Dinheiro!
Estava literalmente a caminhar sobre dinheiro!

E dinheiro também preso ao torii em si

vista debaixo do Torii
 E assim acabou o segundo dia... Vamos então ao terceiro e último dia!

A minha avenida!

Um shopping com aspecto de ser só para gente rica.
Fui à casa de banho aqui... Sanitas a abrirem a tampa automaticamente,
e com autoclismo também automático!

Uma montra com Yukata.

No meio da cidade.

E chegamos então ao local da bomba atómica
 O parque do memorial da paz de Hiroshima 広島平和記念公園 ひろしまへいわきねんこうえん é o parque de onde antigamente estava o sítio mais afectado pela bomba atómica que ocorreu a 6 de Agosto de 1945, pelas 8:15 da manhã
memorial da Paz de Hiroshima, 広島平和記念碑 ひろしまへいわきねんひ

Também conhecido como 原爆ドーム げんばくどーむ
Atomic bomb dome

原爆の子の像 げんばくのこのぞう O monumento
da paz das crianças, que está no parque. Dedicado as vítimas
inocentes.

Este monumento foi originalmente criado graças à história de uma rapariga
chamada Sasaki Sadako. 佐々木禎子

Sadako foi uma rapariga que tinha dois anos quando a bomba caiu.
Eventualmente ganhou leucemia, e comeceu a fazer Grus em origami (imagem anterior),
pois segundo as lendas, se fizer 1000, terá um desejo concedido.
Infelizmente não teve o seu desejo concretizado e faleceu.

A chama da Paz, com o cenotáfio e o museu da paz atrás

O cenotáfio, alinhado com a chama e com o atomic bomb dome

Antes de ir ao museu da paz, pois iria perder o apetite de certeza,
aproveitei e fui comer Okonomiyaki do estilo de Hiroshima.
 E entramos então no museu da paz. Paga-se 50ienes de entrada (por volta de 40 cêntimos) e é uma visita, no minimo muito pesada. Muita gente chora neste local, pois para além de mostrar a destuição causada, mostra também a vida das pessoas que morreram, como viviam antes, e as formas como morreram...

Relógio que parou na hora da bomba.

A destruição que causou a bomba... onde está o pauzinho , é onde foi o epicentro da
explosão.

como era antigamente. O edicio com o tecto azul é o atomic dome.

水をください みずをください Mizu wo kudasai. Água por favor.
Frase dita pelas vitimas da bomba, meias vivas, meias mortas, que se encontravam completamente
queimadas e desidratadas graças à explosão

Inferno na terra, estado das vitimas depois da bomba.

roupa de 3 rapazes estudantes... Todos eles vitimas da bomba.

Objectos deformados pela bomba.

Parede, com sombra de uma pessoa nos degraus, que morreu instantaneamente
queimada quando a bomba caiu.
Tirei mais fotos do museu, mas decidi não aqui as colocar, há fotos de pedaços de pele, unhas, etc...
O museu da paz, é um local que causa um sentimento muito forte mesmo, ao ler todo sobre o desastre que foi a bomba atómica.


E para terminar, deixo aqui mais uma tampa de esgot de Hiroshima, desta vez com a equipa de basebol desenhada:

Espero que tenham gostado! Até à próxima!