segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Apresentações!

E aqui está mais uma entrada pronta a sair aqui no blog. Esta semana que passou, foi mais calma, excepto que tive que fazer umas apresentações em escolas primárias... Mas vamos começar pelo início suponho.

Primeiro de tudo vou mostrar um dos vários estacionamentos da minha universidade.
Bicicletas, bicicletas em todo o lado.
As aulas têm corrido sem grandes stresses, há umas que tenho mais dificuldades que outras, obviamente porque são as aulas sempre só em japonês. Conclusão há aulas como as de cultura e as da sociedade, que custam bastante a perceber... Mas lá tenho que me esforçar não é verdade?

Bem, continuando, Quinta-feira fui fazer uma apresentação a uma escola elementar aqui  no Japão. Para quem não sabe, o ensino elementar vai desde o 1º ano até ao 6º ano. Apresentei Portugal, em 5 minutos, para mais de 100 pessoas. Como podem comprovar com o video que aqui coloco, estava bastante nervoso.

Estava tão nervoso que até me enganei e disse que Portugal tinha 1000000 de Habitantes em vez de dez milhões...

Os espectadores

Um chinês a falar sobre o seu local.
Depois das apresentações vieram então os miudos do 1º ano ao 3º ano fazer uma dança tradicional japonesa para pedir aos Kami (aos deuses xintoístas) boas pescas.


Depois das danças ainda fizemos algumas brincadeiras e jogos com eles, mas infelizmente não tenho nem fotos nem videos.


Chegou a vez dos alunos do 4º e 5º ano entrarem em acção. Com eles fizemos um Origami gigante que ficou como uma prenda minha:

O grupo com quem eu fiz o origami.


Seguimos (eu e o meu grupo) para o pavilhão escolar, onde cada aluno do 6º ano fez uma pequena apresentação de si mesmo em Inglês e depois ensinaram-nos a "tocar" Taiko (tambores japoneses) e também a cerimónia do Chá. Claro está que na cerimónia, estive de joelhos durante 10 minutos ou mais, e fiquei com as pernas super dormentes...

Comentário à parte... Eles alinham melhor que os caloiros
na Universidade do Minho. E isto é algo normal para eles.

Os alunos a exemplificarem.

Cerimónia do chá.

O grupo nos Taiko.
No final ainda recebi uma prenda, com fotos e agredecimentos, feitos pelas crianças (oh, aqui tenho 2 fotos onde estou a brincar com os do 1º,2º e 3º ano...as 2 mais à esquerda.) e ainda uma toalha da escola, dada pelo presidente da escola. O nome da escola é: 丹比小学校 (Tanpi Shougakkou)

Um presente giro.
Neste mesmo dia, tive como é costume um encontro do I.F.A. onde preparámos decorações para a festa de Halloween. Eu fiz origami de fantasmas, caveiras e ainda abóboras.

Feito pela minha colega Iris, Belga.

Eu com uma caveira e um balão que decorei.

Um desenho feito pelas coreanas.
Depois do encontro, alguns de nós foram comer juntos.

Comida, não me perguntem o nome. I

Comida, não me perguntem o nome. II


A minha comida. "Toruko Omuraisu"

"Omuraisu"
 Domingo fui mais uma vez ao shopping, onde encontrei isto no supermercado.

One piece, One Piece everywhere!
E bem, Hoje, Segunda feira fiz outra apresentação. Desta vez foi só a alunos do sexto ano, noutra escola elementar. 宝木小学校 (Hougi Shougakkou). Aqui a apresentação foi mais prolongada, porque tive que, para além de apresentar Portugal, também apresentar o meu sonho do futuro e a imagem que tenho do Japão, assim como responder a perguntas feitas pelas crianças. A parte de apresentar Portugal correu bastante bem (acho), mas as outras nem tanto, pois também não tive grande tempo para as preparar como deve ser. Depois da apresentação tive um almoço fornecido pela escolinha. E recebi desta vez do presidente da escola, uma capinha com a foto da mesma.
De qualquer maneira deixo aqui o vídeo (os primeiros 5 minutos, se viram o video acima, já os conhecem...) e algumas fotos. E assim termino por hoje...


O coreano a  apresentar.

E o grupinho com que estive.



Sem comentários:

Enviar um comentário