terça-feira, 8 de outubro de 2013

Tottori II, vida do dia à dia

Já passou um bocadito desde a última vez que eu aqui escrevi. Tenho-me andado a ambientar à vida no Japão, sem grandes stresses. Já não tenho tanto receio em falar japonês como quando tinha ao chegar cá, noto já uma pequena e ligeira diferença na rapidez a construir frases. Por exemplo, pedir comida da cantina, já não me custa nada. "OOOO おねがいします" (por favor ______) a maior parte das vezes dizer isto chega, outras vezes é necessário pedir o tamanho, o estilo, etc...

Durante este tempo de hábito todo andei a passear mais pela minha zona... Descobri uma loja enorme de jogos, dvds (filmes, anime, etc...), manga, cartas (Yu-gi-oh), e cds. Também tinha secções +18 para cada coisa, tapadas por uma cortina. Vi também um pequeno sanctuário xintoísta (tenho que me relembrar como rezar num sanctuário xintoísta [忘れてしまった]).

isto é a zona de acesso para a piscina,
e os edificios dos clubes da minha universidade.

O meu dormitório I

O meu dormitório II (o meu quarto é o que está
no rés do chão do edificio maior e mais à direita.
O que está tapado por uma árvore, junto à bandeirola)

O sanctuário, com o tão famoso símbolo japonês 鳥居

uma vista mais aproximada

os postes aérios da electricidade estão em todo o lado.
As ruas estão sempre cobertas de fios.

casa aleatória

Uma casa abandonada.
Acho que muitos não se importariam de ficar com ela.


Bem, neste fim de semana fui ao centro da cidade de Tottori (eu vivo nos surbubios, Koyama cho 湖山町) e para ir para lá tive que encher a minha barriga com ramen, e depois apanhar o comboio.

baratinho, só 3,50€ e encheu-me até não poder mais (com água incluida)

Chegado a Tottori, eu e as minhas colegas metemo-nos numa avenida comprida, onde de um lado e do outro havia lojas, desde lojas dos "300", que aqui são dos 100yenes, a lojas de luxuosos kimonos, vestidos de casamento, ou ainda de butsudan (仏壇 "altares budistas).
a cuja dita rua I

a cuja dita rua II

a cuja dita rua III (com as minhas colegas)
 Estava muito calor no dia em que fomos para a cidade de Tottori, por isso presumo que seja essa a causa de ver pouca gente na rua. Também cheguei a ver um outro sanctuário xintoísta enquanto caminhava:

uma pedra no sanctuário.

e aqui está o sanctuário.

Continuámos a caminhar sempre e a certa altura demos conta de um templo zen budista. Fomos até lá, e fiquei deslumbrado. Estava situado no inicio de uma montanha, e havia escadas para subir a montanha, e na própria montanha, havia campas antigas. Fomos logo para lá, mas passado 15 minutos demos conta que aquele não era um local muito acolhedor: Mosquitos por todo o lado, aranhas em todo o lado (fui umas 3 ou 4 vezes contra teias), caracóis enormes, e ainda abelhas caçadoras (?) maiores que o meu dedo indicador. Saímos de lá, mal nos apercebemos, mas não saí impune e agora tenho por volta de 9 picadas de mosquito, que fazem uma comichão enorme.





Eu no templo
Ding -dong!
Mais no templo

Na montanha
As escadas
E um caracol aleatório

Entretanto as aulas começaram. Tive até agora 2 aulas de apresentações e uma de apresentação e já com exercícios.

A primeira aula de apresentação que tive, trata da sociedade japonesa. Vai-se falar desde a actualidade (discussão sobre o tema da energia nuclear, por exemplo) a coisas como kendou e ainda vamos fazer visitas de estudo. A avaliação é através de um relatório e apresentação.
Tive que fazer 自己紹介, ou seja, introduzir-me. Acho que é um hábito um pouco constragedor, ter que ir para a frente da sala, dizer como me chamo, de onde venho, o que estudo ou o que gosto de fazer, etc... Mas lá teve que ser....

Depois, tive a primeira aula de japonês, que ainda não sei se vai ser a minha aula de japonês ou não (dependerá do resultado do teste que farei na sexta-feira). Foi bastante divertida, com a professora (que é a mesma pessoa que me foi buscar ao aeroporto)  primeiramente introduzir-se e os alunos (principalmente os chineses) a fazerem-lhe perguntas sobre a vida pessoal, tal como se é casada, ou se tem filhos e com muitas risadas pelo meio. Nesta aula fizemos um divertido exercicio onde tinhamos que andar pela turma toda, a descobrir em cada um dos colegas, dois pontos em comum connosco. Parece mais fácil do que na verdade é... Depois disso, tivemos que entrevistar um colega e depois, com base na informação que obtivemos, fazer um texto fingindo que é uma introdução 自己紹介 dele/a à turma. Ou seja, eu fingi que era uma chinesa e fiz a introdução dela.

Hoje, tive a minha 3ª aula, que é japonês no computador... Basicamente é trabalhar com word, power point e excel no pc. Não fizemos nada na aula, porque ninguém levou computador. Ao invés, escrevemos Feliz aniversário em várias línguas( chinês/taiwanês, coreano, vietnamita, Etiopiano(?) (o professor é da Etiópia), Islandês, Portguês e Holandês), isto porque a minha colega belga, faz anos.

E pronto, assim tem estado a correr as coisas por aqui, já com muita saudade de Portugal e das pessoas com quem convivia no dia a dia, mas também a descobrir um mundo também, de uma maneira bem interessante.

Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário