Já passou um bocadito desde a última vez que eu aqui escrevi. Tenho-me andado a ambientar à vida no Japão, sem grandes stresses. Já não tenho tanto receio em falar japonês como quando tinha ao chegar cá, noto já uma pequena e ligeira diferença na rapidez a construir frases. Por exemplo, pedir comida da cantina, já não me custa nada. "OOOO おねがいします" (por favor ______) a maior parte das vezes dizer isto chega, outras vezes é necessário pedir o tamanho, o estilo, etc...
Durante este tempo de hábito todo andei a passear mais pela minha zona... Descobri uma loja enorme de jogos, dvds (filmes, anime, etc...), manga, cartas (Yu-gi-oh), e cds. Também tinha secções +18 para cada coisa, tapadas por uma cortina. Vi também um pequeno sanctuário xintoísta (tenho que me relembrar como rezar num sanctuário xintoísta [忘れてしまった]).
 |
isto é a zona de acesso para a piscina,
e os edificios dos clubes da minha universidade. |
 |
| O meu dormitório I |
 |
O meu dormitório II (o meu quarto é o que está
no rés do chão do edificio maior e mais à direita.
O que está tapado por uma árvore, junto à bandeirola) |
 |
| O sanctuário, com o tão famoso símbolo japonês 鳥居 |
 |
| uma vista mais aproximada |
 |
os postes aérios da electricidade estão em todo o lado.
As ruas estão sempre cobertas de fios. |
 |
| casa aleatória |
 |
Uma casa abandonada.
Acho que muitos não se importariam de ficar com ela. |
Bem, neste fim de semana fui ao centro da cidade de Tottori (eu vivo nos surbubios, Koyama cho 湖山町) e para ir para lá tive que encher a minha barriga com ramen, e depois apanhar o comboio.
 |
baratinho, só 3,50€ e encheu-me até não poder mais (com água incluida)
|
Chegado a Tottori, eu e as minhas colegas metemo-nos numa avenida comprida, onde de um lado e do outro havia lojas, desde lojas dos "300", que aqui são dos 100yenes, a lojas de luxuosos kimonos, vestidos de casamento, ou ainda de butsudan (仏壇 "altares budistas).
 |
| a cuja dita rua I |
 |
| a cuja dita rua II |
 |
| a cuja dita rua III (com as minhas colegas) |
Estava muito calor no dia em que fomos para a cidade de Tottori, por isso presumo que seja essa a causa de ver pouca gente na rua. Também cheguei a ver um outro sanctuário xintoísta enquanto caminhava:
 |
| uma pedra no sanctuário. |
 |
| e aqui está o sanctuário. |
Continuámos a caminhar sempre e a certa altura demos conta de um templo zen budista. Fomos até lá, e fiquei deslumbrado. Estava situado no inicio de uma montanha, e havia escadas para subir a montanha, e na própria montanha, havia campas antigas. Fomos logo para lá, mas passado 15 minutos demos conta que aquele não era um local muito acolhedor: Mosquitos por todo o lado, aranhas em todo o lado (fui umas 3 ou 4 vezes contra teias), caracóis enormes, e ainda abelhas caçadoras (?) maiores que o meu dedo indicador. Saímos de lá, mal nos apercebemos, mas não saí impune e agora tenho por volta de 9 picadas de mosquito, que fazem uma comichão enorme.
 |
| Eu no templo |
 |
| Ding -dong! |
 |
| Mais no templo |
 |
| Na montanha |
 |
| As escadas |
 |
| E um caracol aleatório |
Entretanto as aulas começaram. Tive até agora 2 aulas de apresentações e uma de apresentação e já com exercícios.
A primeira aula de apresentação que tive, trata da sociedade japonesa. Vai-se falar desde a actualidade (discussão sobre o tema da energia nuclear, por exemplo) a coisas como kendou e ainda vamos fazer visitas de estudo. A avaliação é através de um relatório e apresentação.
Tive que fazer 自己紹介, ou seja, introduzir-me. Acho que é um hábito um pouco constragedor, ter que ir para a frente da sala, dizer como me chamo, de onde venho, o que estudo ou o que gosto de fazer, etc... Mas lá teve que ser....
Depois, tive a primeira aula de japonês, que ainda não sei se vai ser a minha aula de japonês ou não (dependerá do resultado do teste que farei na sexta-feira). Foi bastante divertida, com a professora (que é a mesma pessoa que me foi buscar ao aeroporto) primeiramente introduzir-se e os alunos (principalmente os chineses) a fazerem-lhe perguntas sobre a vida pessoal, tal como se é casada, ou se tem filhos e com muitas risadas pelo meio. Nesta aula fizemos um divertido exercicio onde tinhamos que andar pela turma toda, a descobrir em cada um dos colegas, dois pontos em comum connosco. Parece mais fácil do que na verdade é... Depois disso, tivemos que entrevistar um colega e depois, com base na informação que obtivemos, fazer um texto fingindo que é uma introdução 自己紹介 dele/a à turma. Ou seja, eu fingi que era uma chinesa e fiz a introdução dela.
Hoje, tive a minha 3ª aula, que é japonês no computador... Basicamente é trabalhar com word, power point e excel no pc. Não fizemos nada na aula, porque ninguém levou computador. Ao invés, escrevemos Feliz aniversário em várias línguas( chinês/taiwanês, coreano, vietnamita, Etiopiano(?) (o professor é da Etiópia), Islandês, Portguês e Holandês), isto porque a minha colega belga, faz anos.
E pronto, assim tem estado a correr as coisas por aqui, já com muita saudade de Portugal e das pessoas com quem convivia no dia a dia, mas também a descobrir um mundo também, de uma maneira bem interessante.
Até à próxima!
Sem comentários:
Enviar um comentário