sábado, 8 de março de 2014

Izumo, Subidas a montes e Quioto Parte extra

Bem, mais uma vez é altura de mostrar um bocado o que tenho andado a fazer por estas terras do Sol Nascente. Apesar de estarmos em Março o tempo ultimamente tem sido gelado, ontem até nevou, mas hoje já parece melhor. Mas vou-me aqui deixar de coisas e passar ao que interessa.

Fui a um sítio bastante famoso aqui no Japão, que se encontra na perfeitura ao lado de Tottori, Shimane 島根県 しまねけん, esse sítio sendo um dos santuários Xintoístas mais famosos que há, o Izumo Taisha 出雲大社. É um santuário para os solteiros pedirem que encontrem um bom companheiro. Bem, vamos às fotos então:

Foto de grupo

Rijo a colocar a sua sorte na mãos dos deuses
(comprei um Omikuji, aqueles papéis que dizem como vai ser o
meu futuro e sorte)

Entrada para o santuário

Lugar para purificação

O santuário, de notar as cordas gigantes

Um dos vários sitios de reza

árvore coberta de Omikuji

Outro edíficio

Vista à saída.

Um deus a quem consegui tirar uma foto.

O comboio do amor, que dá acesso entre o santuário e a cidade
de Izumo. Também por dentro era mega cor-de-rosa.


Também noutro dia fui dar um passeiozinho por Tottori, e descobri uns quantos lugares novos de interesse:
Um pequeno santuário

Um dos 3 Jizo que estavam ao lado do pequeno santuário acima referido

Outro santuário

Com uma árvore com mais de 300 anos, sendo ela um 依り代 yorishiro,
um objecto sagrado.

o santuário.

Estava com as portas abertas, pode-se ver o que lá dentro havia

Nesse mesmo dia subi ao lugar onde estava o suposto castelo de Inaba 因幡, Inaba sendo o antigo nome da zona onde está Tottori. 
Parte das ruinas

Um santuário encontrado na zona

Mais parte das ruínas

Vista do topo do monte onde estava situado o castelo

o monte em questão

E agora videos:



Finalmente, ainda esta semana, fui com a universidade a Quioto. Foram dois dias, o primeiro com a ida a sítios que anteriormente já fui, mas desta vez podem ver o Fushimi Inari Jinja de dia... Bem vamos às fotos:

A entrada

Rijo a aproximar-se da zona principal

Uma mulher a rezar em frente a um Yorishiro

Entrada para a rua dos Torii

Um professor, um japonês amigo, e um português

Promenor dos Torii. cada um deles é construido para que
alguma empresa tenha sucesso. Aqui podemos ver a
empresa "Rosnes"

Vista lateral

Uma das raposas, sendo as raposas os mensageiros
dos Kami 

Um dos vários edíficios

Rijo a prestar respeito

No meio da rua dos Torii

Bifurcação

Rijo debaixo de Vários Torii

Outra vez a mulherzinha a rezar.

Rijo gosta tanto do Fushimi Inari, que
até compra uma máscara de raposa.

Também fui mais uma vez ao kiyomizudera 清水寺 きよみずでら mais uma vez:

Foto com 2 moças vestidas com roupa tradicional.
Foto no Templo I
Foto no Templo II
 E finalmente no primeiro dia, ainda fui de novo ao Kinkakuji 金閣寺 きんかくじ

Isto é das coisas que mais me faz rir: uma máquina de Omikuji,
Introduzes a moeda e ela dá-te o papelzinho que fala sobre o
teu futuro.

Uma pequena cascata.

Rijo e o Kinkakuji como fundo.

No segundo dia fui a 嵐山 あらしやま arashiyama, uma das zonas mais famosas também de Quioto:

Arashiyama, com a famosa ponte Togetsu ao fundo
 Fui ao Tenryuuji  天龍寺 てんりゅうじ,  templo que foi mandado construir por 足利尊氏 あしかがたかうじ Ashikaga Takauji, primeiro Shogun do periodo Muromachi, em honra do Emperador Go-daigo 後醍醐天皇 ごだいごてんのう

Ameixoeira em flor, nos jardins

Um close-up

Infelizmente não se pode tirar fotos no interior do templo, mas o símbolo mais peculiar, é o dragão desenhado no tecto, que para onde quer que uma pessoa desloque, ele está sempre directamente a olhar para ela:

O dragão, a quem eu dei a alcunha de Ryuu chan.

Uma das coisas que mais me fascinou com este templo, foi o jardim, que é simplesmente maravilhoso, portanto deixo-vos algumas fotos:

Parte do grande jardim

Dentro de um dos edificios, com um desenho de Daruma, fundador
do Zen.

Carpas no lago

Rijo a fazer-se a fotografia

Outra parte do jardim

Outro ângulo.

Flores

Mais flores

Lanterna...

Mais ameixoeiras.

Depois do templo fui passear pelo rua do bosque de bamboo 竹林ちくりん chikurin:

Rijo fascinado, nunca viu tanto bamboo na sua vida,
se ele fosse panda engordava.



Foto bonita tirada da internet.

Finalmente, e para acabar a visita, fui fazer 和菓子 わがし wagashi, doces tipicos japoneses, cujo vocação para tal coisa é nula.

Já para os comer a vocação é muita.


"Quero comer o teu doce também"

Finalmente para acabar esta entrada, deixo aqui a foto de tudo o que comprei em Quioto nesta ida:
Papeladam máscara, e caixa com doces típicos

Próximo post vai ser sobre TÓQUIO! Amanhã à noite vou viajar para lá e vou ficar durante uma semana, sozinho e abandonado à grande metrópole. E fazendo já um pequeno spoiler, vou ficar em hotel capsula.





Sem comentários:

Enviar um comentário